O que é Ácido Desoxirribonucleico (DNA)?

O ácido desoxirribonucleico, mais conhecido como DNA, é uma molécula essencial para a vida. Ele é encontrado em todas as células dos seres vivos e contém a informação genética que determina as características de cada organismo.

Estrutura do DNA

O DNA é composto por duas cadeias de nucleotídeos que se enrolam formando uma dupla hélice. Cada nucleotídeo é formado por uma base nitrogenada (adenina, timina, citosina ou guanina), um açúcar (desoxirribose) e um grupo fosfato.

Funções do DNA

O DNA tem duas funções principais. A primeira é armazenar e transmitir a informação genética de uma geração para outra. Essa informação é codificada através da sequência de bases nitrogenadas. A segunda função é a replicação do DNA, que ocorre durante a divisão celular e garante que cada célula filha receba uma cópia exata do material genético.

Importância do DNA

O DNA é fundamental para a diversidade e evolução dos seres vivos. Através da informação contida no DNA, são determinadas características como cor dos olhos, tipo sanguíneo, predisposição a certas doenças, entre outras. Além disso, o estudo do DNA tem contribuído para avanços significativos na medicina, agricultura e investigação criminal.

O DNA é uma molécula complexa e fascinante, responsável por carregar a informação genética que nos torna únicos. Seu estudo é essencial para compreendermos a vida e suas diferentes manifestações.