O que é Átomo?

O que é um Átomo?

Um átomo é a menor unidade de matéria que ainda mantém as propriedades químicas de um elemento. Ele é composto por um núcleo central, que contém partículas subatômicas chamadas prótons e nêutrons, e uma nuvem de elétrons que orbitam em torno do núcleo.

Estrutura de um Átomo

O núcleo do átomo é composto por prótons, que têm carga positiva, e nêutrons, que são neutros. Os elétrons, que têm carga negativa, orbitam em camadas ao redor do núcleo. A quantidade de prótons determina o número atômico de um elemento, enquanto a soma dos prótons e nêutrons determina a massa atômica.

Características dos Átomos

Cada elemento químico é caracterizado por um número específico de prótons em seu núcleo. Isso significa que cada elemento tem um número atômico único. Os átomos podem se combinar para formar moléculas através de ligações químicas, e essas moléculas podem formar substâncias e compostos.

A Importância dos Átomos

Os átomos são a base de tudo o que existe no universo. Eles formam moléculas, que por sua vez formam substâncias e materiais que encontramos na natureza e utilizamos em nosso dia a dia. O estudo dos átomos e sua estrutura é fundamental para a compreensão da química, da física e da biologia.

O átomo é a menor unidade de matéria e é composto por um núcleo central e elétrons em órbita. Cada elemento químico é caracterizado por um número específico de prótons em seu núcleo. O estudo dos átomos é essencial para a compreensão das ciências naturais e tem um papel fundamental na nossa compreensão do mundo ao nosso redor.