O que é Ciclo de Calvin?

O Ciclo de Calvin

O Ciclo de Calvin, também conhecido como ciclo de fixação do carbono, é uma das etapas do processo de fotossíntese que ocorre nas plantas. É uma via metabólica que permite a produção de açúcares a partir do dióxido de carbono atmosférico.

Etapa 1: Fixação do Carbono

A primeira etapa do Ciclo de Calvin é a fixação do carbono. Nessa etapa, a enzima Rubisco catalisa a ligação do dióxido de carbono (CO2) com uma molécula de ribulose-1,5-bisfosfato (RuBP), formando uma molécula instável que se divide em duas moléculas de 3-fosfoglicerato (PGA).

Etapa 2: Redução

Na etapa de redução, as moléculas de 3-fosfoglicerato são convertidas em moléculas de gliceraldeído-3-fosfato (G3P) por meio de reações que consomem ATP e NADPH, que são produzidos nas etapas anteriores da fotossíntese.

Etapa 3: Regeneração

A última etapa do Ciclo de Calvin é a regeneração da molécula de RuBP, que é essencial para dar continuidade ao ciclo. Durante essa etapa, ocorrem diversas reações que utilizam ATP para reconstruir a molécula de RuBP a partir das moléculas de G3P.

O Ciclo de Calvin é uma etapa fundamental da fotossíntese, pois é responsável pela produção de açúcares que serão utilizados como fonte de energia pelas plantas. Além disso, o ciclo também contribui para a redução do dióxido de carbono na atmosfera, auxiliando no equilíbrio do clima e na manutenção da vida no planeta.