O que é Efeito Genético?

O efeito genético é um conceito fundamental na área da biologia e genética. Ele se refere às mudanças ou características que são transmitidas de geração em geração através dos genes. Essas mudanças podem ser observadas tanto em organismos individuais quanto em populações inteiras.

Tipos de Efeito Genético

Existem diferentes tipos de efeito genético que podem ocorrer. Alguns dos mais comuns incluem:

• Efeito Genético Dominante: ocorre quando um único gene dominante é responsável por uma característica observável.
  • Efeito Genético Recessivo: ocorre quando dois genes recessivos são necessários para que uma característica seja expressa.
  • Efeito Genético Codominante: ocorre quando ambos os genes em um par são expressos, resultando em uma característica intermediária.
  • Efeito Genético Pleiotrópico: ocorre quando um único gene afeta múltiplas características.
  • Efeito Genético Poligênico: ocorre quando várias combinações de genes contribuem para uma característica.

Importância do Efeito Genético

O estudo do efeito genético é essencial para entender a hereditariedade e a evolução das espécies. Ele nos ajuda a compreender como as características são transmitidas de uma geração para outra e como novas variações podem surgir ao longo do tempo. Além disso, o efeito genético também desempenha um papel importante na medicina, permitindo o diagnóstico e tratamento de doenças genéticas.

Em resumo, o efeito genético é um fenômeno complexo que desempenha um papel fundamental na biologia. Seu estudo nos permite entender melhor a herança genética e como as características são transmitidas de geração em geração.