O que é Exossomo?

O que são exossomos?

Os exossomos são pequenas vesículas extracelulares liberadas por várias células do nosso organismo. Essas vesículas são formadas a partir de compartimentos intracelulares chamados de corpos multivesiculares (MVBs) e contêm uma variedade de moléculas biológicas, como proteínas, lipídios e ácidos nucleicos.

Funções dos exossomos

Os exossomos desempenham um papel importante na comunicação intercelular, permitindo a transferência de informações e moléculas entre as células. Eles podem ser liberados por células saudáveis ou células em condições patológicas, como células cancerígenas.

Importância na biologia

A descoberta dos exossomos abriu novas perspectivas na compreensão dos processos biológicos. Eles estão envolvidos em uma variedade de funções, incluindo a regulação do sistema imunológico, a modulação do crescimento e diferenciação celular, a eliminação de resíduos celulares e a transferência de material genético.

Isolamento e estudo dos exossomos

Os exossomos podem ser isolados a partir de fluidos biológicos, como sangue, urina e saliva, através de técnicas de centrifugação diferencial e ultracentrifugação. O estudo dos exossomos tem sido amplamente explorado como uma ferramenta para o diagnóstico e monitoramento de doenças, bem como para o desenvolvimento de terapias.

Os exossomos são vesículas extracelulares que desempenham um papel fundamental na comunicação intercelular e na regulação de processos biológicos. Sua descoberta tem contribuído significativamente para a compreensão da biologia celular e para o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas.