Categorias
História

Resumo Sobre a Origem do Ser Humano para o 6º ano

Você já se perguntou como os seres humanos apareceram no mundo? Essa é uma pergunta muito interessante, mas que não tem uma resposta única. Existem diferentes formas de contar a história da nossa origem, e cada uma delas tem seus segredos e mistérios. Neste post, vamos conhecer duas dessas formas: uma que se chama criacionismo e outra que se chama evolucionismo.

O criacionismo

Teorias Criacionistas

O criacionismo é uma forma de explicar a origem dos seres humanos que diz que tudo que existe foi feito por um ser muito poderoso, que chamamos de Deus. Essa forma se baseia em livros sagrados, que contam histórias sobre como Deus criou o mundo e tudo que há nele. De acordo com o criacionismo, Deus fez o ser humano parecido com ele, e deu a ele o poder de cuidar da natureza.

Mas nem todo mundo conta a mesma história sobre como Deus criou os seres humanos. Cada povo tem sua própria versão, de acordo com sua cultura e sua religião. Por exemplo, você sabia que os maias, um povo que vivia na América Central, acreditavam que os seres humanos foram feitos de milho? Isso mesmo, milho! Eles achavam que Deus tentou fazer os humanos de outros materiais, como barro, madeira e pedra, mas não deu certo. Só o milho funcionou. Já os babilônicos, um povo que vivia na Ásia, contavam que os seres humanos foram feitos do sangue de um deus que foi derrotado por outro deus, chamado Kingu. Que história assustadora, não é?

O evolucionismo

Teoria Evolucionista

O evolucionismo é outra forma de explicar a origem dos seres humanos, mas essa é a forma que a ciência usa. A ciência é um jeito de estudar o mundo usando a observação, a experimentação e a razão. O evolucionismo diz que os seres humanos não foram feitos de uma vez só, mas que foram mudando aos poucos, ao longo de muitos anos. Essas mudanças aconteceram por causa de vários fatores, como a adaptação ao ambiente, a seleção natural e as mutações genéticas.

O evolucionismo foi proposto por dois cientistas chamados Charles Darwin e Alfred Wallace, no século XIX. Eles observaram muitas evidências que mostravam que os seres vivos não eram sempre iguais, mas que podiam se transformar. Segundo o evolucionismo, os seres humanos fazem parte de um grupo de animais chamados primatas, que têm parentesco com os macacos. Há cerca de 6 milhões de anos, os primatas se dividiram em dois grupos: um que deu origem aos chimpanzés e outro que deu origem aos hominídeos. Os hominídeos são seres que se parecem com os humanos, mas que não são exatamente iguais. Desde então, várias espécies de hominídeos surgiram e desapareceram, até chegar ao Homo sapiens, que somos nós.

Comparação entre o criacionismo e o evolucionismo

O criacionismo e o evolucionismo são formas diferentes de entender a origem dos seres humanos. Enquanto o criacionismo se baseia na fé e na crença em Deus, o evolucionismo se baseia na razão e na pesquisa científica. Enquanto o criacionismo diz que o ser humano foi criado pronto e não mudou mais, o evolucionismo diz que o ser humano foi se modificando devagar e continua mudando. Enquanto o criacionismo dá um sentido e um propósito para a vida humana, o evolucionismo dá um papel e uma função para a sobrevivência humana.

Essas duas formas podem ser vistas como complementares ou contraditórias, dependendo do ponto de vista de cada um. O importante é respeitar as diferentes opiniões e buscar o conhecimento de forma crítica e reflexiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *